MUSaico é um espetáculo musical de corte operático contemporâneo que, de forma celebrativa, viaja e reinventa a narração mitológica grega sobre as Musas, essas nove figuras divinas que seriam as responsáveis pelo mistério insondável da criatividade humana, da inspiração, da descoberta, da memória.  Aqui perguntamos sem medo por essas mulheres divinas com uma proximidade quase familiar, querendo conhecê-las de perto: Que cantariam as musas, se as libertássemos do jugo de ser vozes de outrem? Elas que são a mesma fonte da vibração, da palavra, da música, da cadência, das amplitudes, das glórias, das tragédias, dos saberes, dos ímpetos, dos afagos, dos risos, das melancolias, que cantariam se fossem donas da sua voz? Onde as suas biografias seriam igualáveis a qualquer vitória olímpica? Onde e como estas vozes femininas nos falariam, desde a sua radical diferença, da sua radical autonomia, da sua radical relação com as coisas dos deuses e dos homens?


Direção e concepção Pedro Moura  /  Libreto Regina Guimarães 

Composição e encenação Pedro Moura  /  Desenho de luz Mariana Figueroa Direção de arte Miguel Condeça   /  Direção de movimento Sónia Baptista   Interpretação: Inês Laranjeira, Mia Tomé, Mariana Caldeira Pinto Rita Cruz, Sara Afonso, Sónia Baptista, Teresa Coutinho.

Músicos: Bruna de Moura (violoncelo), Leonor Palha (violino) Pedro Moura (guitarra)  /  Costureira Helga Rodrigues Produção Trupe dos Bichos

“Ninguém escreve agora ou nunca para uma ausência absoluta.

Pode o homem não saber para quem escreve ou discorre para quem estuda 

ou lamenta para quem dança ou representa para quem inventa música.

Fazer tudo isso então é buscar uma pessoa ou uma grande multidão

um deus um simples humano alguém vindo do passado ou que virá 

no futuro procurar destinatário chamando público ou musa a quem sente, 

olha ou escuta...”


Regina Guimarães